NAMORE-SE!!

O namoro representa o conhecimento entre o casal. O conteúdo mais importante é o amor, ou seja, a devoção entre um e o outro para um bom entendimento, para a existência de proveito mútuo.

O relacionamento no período do namoro é muito importante para cada um dos envolvidos conhecerem todas as nuances que enfrentarão no futuro. Nem todo namoro resulta em casamento. É um período de adaptação para se der certo, enfrentar todas as consequências que surgirão no futuro.

Fomos educados ouvindo contos de fadas, onde para príncipe valente, tem uma princesa indefesa…

Sem querer incorporamos muito desses conceitos e cada um a seu modo procura o seu “par perfeito”. Idealizamos relacionamentos e não estamos preparados para a realidade que aparece. Somos seres humanos, com emoções, reações etc… Cada um a seu modo.

É preciso ter consciência que seu parceiro não é um ser que será moldado a seu critério. Ele tem qualidades, defeitos, características que devem ser respeitadas. Ele esta a seu lado para somar e não completar. Um relacionamento deve preservar sempre a individualidade do outro. Ao entrar em um relacionamento pergunte-se:

“Eu poderia ficar conversando com essa pessoa durante muito tempo?”

“Eu envelheceria ao seu lado ‘batendo papo’?

Se a resposta é sim, você esta no caminho certo.

O relacionamento saudável é um respeitando e dividindo o espaço do outro, porém atualmente muitas vezes não é o que ocorre. Muitas pessoas se submetem a permanecerem em um relacionamento doentio por querer o amor a qualquer custo, doa a quem doer, ou por medo de ficar só.

Observe seu relacionamento, crie sua independência emocional, autonomia, embarque sempre no caminho do autoconhecimento. Antes de buscar uma relação saudável, é preciso que o amor próprio esteja em evidência. Apenas quem se ama pode discernir quando um relacionamento está no caminho do saudável ou não. A psicoterapia é uma aliada em ajudar de forma definitiva nesse caminho do autoconhecimento e amor próprio. Esse cuidado consigo mesmo é a maior prova de amor que você pode se dar.

LUCIELLE NEGRÃO SANTOS – CRP: 06/90327

Psicóloga Clínica Cognitivo Comportamental

 

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo

Rua do Grito 133, Ipiranga – Próx. ao metro Sacomã

equilybrapsicologia@hotmail.com

CRP/PJ: 4997-J
Postado