COMPREENDENDO A ANSIEDADE INFANTIL

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A ansiedade é uma forma de estresse que pode ser experimentada tanto fisicamente como emocionalmente

É uma reação natural do ser humano, e serve como uma função biológica importante, pois é um sistema de alarme que é ativado sempre que percebemos um perigo ou ameaça.

Podemos dizer que a ansiedade em crianças são reflexos das inconstâncias do ambiente, suas variáveis previsíveis e imprevisíveis.

A ansiedade infantil também pode ter uma influência tanto genética como ambiental, associadas com a ansiedade dos pais, sua relação e estilo de criação, além das próprias experiências vivenciadas pela criança.

A criança é ansiosa por natureza, a vontade de antecipar situações e a excitação pelo que está por vir fazem parte do desenvolvimento infantil, como por exemplo, quando estão no carro perguntam várias vezes se já estão chegando, ou quando sabem que vão ganhar o tão esperado presente, durante as provas escolares, porém a ansiedade começa a ser exacerbada, a gerar sofrimento e atrapalhar o dia a dia da criança pode ser sinal de um problema maior.

Alguns medos seguem o estágio evolutivo da criança desde o seu nascimento, gerando ansiedade:

– Do nascimento aos 06 meses – temem a perda do contato com a mãe ou barulhos intensos.

–  Dos 07 aos 12 meses – podem vir a temer pessoas estranhas.

– Dos 01 a 05 anos – barulhos intensos, medo de animais, monstros, fantasmas.

– Dos 06 a 12 anos – fracasso escolar, castigos, rejeição, machucados.

– Dos 12 ao 18 anos – exames, provas, exclusão social.

 Percebem-se alguns sintomas físicos como: dor de barriga, vômitos, a febre emocional, insônia, falta de ar, irritabilidade entre outros. Também a criança tende a ficar mais introspectiva e a apresentar problemas escolares, como notas baixas, dificuldade de concentração, comportamento agressivo.

Todas essas manifestações são formas através das quais a criança se defende de sua ansiedade. É a partir daí que a ansiedade infantil torna-se preocupante, quando impede que os pequenos realizem as atividades normais do cotidiano.

A infância é um período de muitas mudanças, e o grau de ansiedade passa por oscilações conforme a criança vai crescendo. Seja no início do ano escolar, nas alterações de rotina ou nas mudanças no ambiente familiar, os estímulos externos geram novas sensações e emoções nas crianças.

Por vezes, as crianças ansiosas são rotuladas como “preguiçosas” ou “estúpidas”. Deste modo uma criança, cujos primeiros dias de colégio estão marcados pela ansiedade, parecerá menos ágil, capacitado ou competente que seus companheiros, já que a ansiedade excessiva tem um efeito negativo sobre o rendimento.

Não podemos esquecer que as crianças são seres humanos em crescimento, desenvolvimento e formação, possuidores de desejos, pensamentos e necessidades especiais em cada fase de suas vidas.

Atualmente o mal-estar e as conseqüências negativas ocasionadas pela ansiedade excessiva na infância costumam ser subestimados. Médicos e terapeutas compreendem melhor os transtornos de ansiedade na infância e com um tratamento adequado podem ajudar as crianças a se sentirem melhor.

Os recursos terapêuticos oferecidos pela Terapia Cognitivo Comportamental na criação de estratégias para a solução de problemas o que diminuem o negativismo observado nas crianças.

Através dessa abordagem, a criança poderá reconhecer seus sintomas e adotar estratégias para lidar com eles. É fundamental que se compreenda que a paciência e uma atenção eficaz com a criança são recursos fundamentais para aparar os excessos, antes que eles se fixem em sua personalidade emergente de forma negativa.

 

Maria Goreth Sousa Oliveira CRP-SP-124210

 Psicóloga Cognitivo Comportamental

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo

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