AFINAL, O QUE UMA PSICOPEDAGOGA FAZ?

banner-paginas-posts



psicopedagoga-postagem

A Psicopedagoga é uma profissional especializada em diagnosticar os processos de aprendizagem. Ela realiza o trabalho de prevenção e tratamento das dificuldades de aprendizagem. Todos nós aprendemos de formas diferentes, uns aprendem mais rápido, outros mais devagar, mas todos de uma forma ou de outra aprendemos.

Alguns sintomas como à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, dentre outros fatores são sinais que muitas vezes desmotivam o aprendizado. Sendo assim devemos verificar se tais sintomas são passageiros ou se acontecem com frequência, e se podem estar relacionados ao desenvolvimento da vida escolar, a fatores emocionais ou cognitivos.

Dificuldades de aprendizagem muito comuns: Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Disortografia e TDAH.

Dislexia: É considerada a dificuldade para a leitura ou soletração. O disléxico geralmente apresenta inteligência normal ou até acima da média. É caracterizada por uma formação diferenciada do encéfalo em decodificar códigos que lhe são enviados durante os estudos.

Disgrafia: Desordem resultante de um distúrbio de integração visual motora. Ex: Quando a criança faz um desenho, mas não consegue copiar o mesmo desenho.

Disortografia: A criança não consegue transcrever corretamente a linguagem oral, ocorrendo trocas ortográficas e confusão de letras.

Discalculia: Dificuldade para realizar operações matemáticas.

TDHA: Transtorno de Defict de Atenção e Hiperatividade: É um transtorno habitualmente de longa duração que se manifesta nos sintomas de hiperatividade, falta de atenção e impulsividade.

A Psicopedagoga vai analisar e identificar o problema de aprendizagem, e tendo o diagnóstico irá desenvolver atividades e soluções para poder sanar as dificuldades, através de técnicas lúdicas para que a criança se sinta mais à vontade e assim possa se expressar e aprender melhor.

Muitas pessoas não sabem diferenciar o trabalho da psicopedagoga e da psicóloga. A psicoterapia infantil, realizada por psicólogo, tem como foco trabalhar as queixas associadas aos conflitos internos da criança, as emoções, que invariavelmente geram incômodos como, ansiedade, depressão, distúrbio alimentar, etc.

Na psicoterapia busca-se a origem emocional e psíquica dos sintomas apresentados, levando tanto a criança como aos pais ao entendimento do que está acontecendo, sempre procurando tornar a vida da criança o mais confortável possível.

Ana Lúcia Moreira do Couto CRP -28436-8
Psicóloga Clínica e Psicopedagoga

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.


Rua do Grito 133, Ipiranga – Próx. ao metro Sacomã

contato@equilybra.com.brequilybrapsicologia@hotmail.com

CRP/PJ: 4997-J

icone-face icone-instagram icone-youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.