PSICOTERAPIA: MOTIVOS,BENEFÍCIOS E TIPOS DE ABORDAGENS

banner-paginas-posts


Cada dia que passa, mais pessoas estão insatisfeitas e infelizes com o que são ou como estão. O índice de transtornos psíquicos e traumas emocionais está crescendo muito e as pessoas buscam tratamentos para seus dissabores.
Alguns ja tiveram experiências com psicoterapia, mas todos com certeza ja ouviram falar sobre a importância da ajuda de um psicólogo.
A Psicoterapia é um tratamento, que soma os conhecimentos da Psicologia e da Psicopatologia, sendo um valioso recurso para lidar com as dificuldades e sofrimentos da existência em todas as formas proporcionando uma transformação profunda no indivíduo.

Algumas indicações de tratamento :
-Transtornos psicológicos: pânico, fobias, transtorno dissociativo, depressão, anorexia, estresse pós traumático. ansiedade, etc.
-Transtornos de personalidade: como transtorno borderline, transtorno esquizóide, transtorno paranóide, transtorno bipolar, etc
-Conflitos pessoais: conjugais, familiares, interpessoais e grupais que acarretam sofrimento psicológico.
-Crises existenciais: em transições difíceis (luto, crises profissionais, etc) ou dificuldades nas mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento, etc.)

O psicólogo atua sempre em 3 pilares:
-Tomada de consciência: É quando o paciente descobre o que faz com a própria vida e tenta vislumbrar o motivo por trás de suas ações.
-Responsabilidade por sua vida: tomar para si a responsabilidade pelos seus atos.Se a pessoa não se sente responsável pelas próprias dificuldades, como, então, ela será capaz de modificar sua situação? Não significa culpar-se pelos infortúnios da vida. Culpar-se é querer se castigar. Responsabilizar-se é querer mudar.
-Superação: buscar novos significados diante das adversidades vividas e também novas formas de lidar com as frustrações e decepções, proporcionando assim, saúde física/mental/emocional.

Alguns beneficios:
-Desenvolvimento da capacidade de autogerenciamento, aprendendo a dialogar com os estados internos, a regular os estados emocionais e adquirir autonomia.
-Desenvolvimento da capacidade de auto-observação e auto-reflexão
-Sair dos padrões estereotipados e criar novas narrativas de si, novos modos de compreender e conduzir a própria vida
-Desenvolver habilidades interpessoais como capacidade empática, saber se colocar no lugar do outro -, capacidade de comunicação, assertividade, resolução de conflitos, etc.
-Fortalecimento psicológico, ampliação da resiliência, para aumentar a tolerância e a capacidade de crescer com as dificuldades que a vida apresenta.
-Favorecer a saúde integral: física, emocional e psicológica.
-Busca de sentido existencial.
-Amadurecimento psicológico.
Dentro da psicologia, existem várias abordagens e o que diferencia uma da outra é a base teórica que o profissional se orienta e as técnicas utilizadas. São caminhos diferentes para se chegar ao mesmo lugar, isso porque o bom psicólogo deverá estar mais comprometido com a ajuda ao seu paciente do que ficar preso a teoria. E a eficácia do tratamento depende da vontade do paciente em amadurecer e mudar, da habilidade do terapeuta e da relação estabelecida entre os dois, que deverá se pautar em confiabilidade, sigilo e isenção de julgamentos.
Na Clínica Equilybra, você encontrará profissionais com diversos tipos de abordagem, mas como nossa proposta de atendimento é psicoterapia acessível a todos pois atendendo a preços populares e também alguns convêniois, todos nossos profissionais seguem seu trabalho dentro de uma psicoterapia breve.

A PSICOTERAPIA BREVE utiliza-se de técnicas que aceleram o processo terapêutico, buscando um número reduzido de sessões, o que torna o tratamento mais acessível à população, já que por ser um tratamento de curto prazo, implica em menos custos e também atende ao número de sessões limitadas que os convênios oferecem.
Vamos entender os princípios de algumas abordagens?

– PSICODINÂMICA:
Psicanálise light, baseia-se em noções tradicionais da psicanálise, só que é mais breve, com o terapeuta focado em engajar o paciente num diálogo que o faça reconhecer e resolver conflitos antigos que possam estar interferindo em sua vida atual.

– PSICODRAMA
Psicoterapia centrada na pessoa e suas relações, o psicólogo age como um facilitador, um diretor. O objetivo é promover que a pessoa se encontre, se reconheça e assim reformule sua relação com as pessoas e o meio ambiente e assim, tendo uma nova percepção de si, o paciente tenha recursos que lhe possibilitarão enfrentar sozinho as situações e circunstâncias que lhe geraram seus conflitos interiores. ¨Para ser humano é preciso crescer entre humanos”, e” A saúde não é possível no isolamento¨. (T.Herranz).

– TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL / TCC
O foco é fazer o paciente identificar pensamentos, sentimenrtos e crenças distorcidas que tem de si próprio, e o relfexo das mesmas em suas ações e comportamentos disfuncionais. Para a TCC, pensamentos e sentimentos modificam o comportamento. A idéia é fazer a pessoa perceber esses pensamentos e procurar corrigí-los, gerando novos padrões de raciocínio e automaticamente, mudanças de comportamentos.Por esse motivo a terapia cognitivo comportamental é muito procurada, para trabalhar problemas emergentes em menos tempo, (variando o tempo para cada paciente), comparado com outras abordagens.

– EXISTENCIAL-FENOMENOLÓGICA
Influenciada por alguns pensadores como Eric Fromm, Friedrich Wilhelm Nietzsche, Jean Paul Sarte, Heidegger entre outros, tem como premissa o fato de que o homem só se torna verdadeiramente humano quando assume suas próprias decisões e de que o homem é um ser único.O terapeuta existencial enxerga seu paciente como alguém que procura o significado para a sua existência, pois é a pessoa que dá sentido para sua vida e nunca, o contrário, valorizando a vivência, a liberdade e a responsabilidade do indivíduo. A questão central nunca será a doença ou o sintoma, mas sim o existir no mundo A psicoterapia visa buscar a compreensão da história pessoal do paciente e a ressignificação de acontecimentos passados, com possibilidade de construir caminhos mais livres e mais autônomos. “É preciso ter um caos dentro de si para dar à luz uma estrela cintilante” (F. Nietzche)

– JUNGUIANA / ANALÍTICA
Discípulo de Freud, Carl Jung introduziu na psicanálise o conceito de inconsciente coletivo – as imagens e as experiências comuns a todos os seres humanos. Por isso, o método junguiano leva em conta, além das questões individuais do paciente, as influências externas e coletivas que podem atormentá-lo. Numa postura mais humanizada que vai além da psicanálise, o psicólogo acredita que o envolvimento emocional é uma parte essencial da alquimia da terapia.A metodologia da análise junguiana é simbólico-analógica, ou seja, busca a análise e compreensão do ser humano através de técnicas que exploram o universo real e simbólico.
Agora que alguns pontos foram esclarecidos sobre psicoterapia, seus objetivos, funcionamento e abordagens, resta você decidir por querer ter uma qualidade de vida mais saudavel dedicando um pouco de seu tempo semanal em se cuidar.
*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.


Rua do Grito 133, Ipiranga – Próx. ao metro Sacomã

contato@equilybra.com.brequilybrapsicologia@hotmail.com

CRP/PJ: 4997-J

icone-face icone-instagram icone-youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *