PSICOPEDAGOGIA ClÍNICA

Rua do Grito 133, Ipiranga – Próx. ao metro Sacomã

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

Psicopedagogia é a área que investiga e trata as dificuldades de aprendizagem, os fatores que conduziram ao mau desempenho no processo do aprender e possíveis prejuízos no desempenho escolar.
Desmistificando a crença de que a psicopedagogia é a fusão da pedagogia com a psicologia, ou vice-versa. O psicopedagogo vai além dos conhecimentos específicos de ambas as áreas. O profissional busca detectar e entender como se dá o processo de construção do conhecimento daquele individuo, considerando sempre a singularidade dessa criança ou adolescente.

Diversas causas podem estar contribuindo nos entraves da aprendizagem como: fatores cognitivos, genéticos, emocionais, sociais e pedagógicos.

Alguns motivos da busca por um psicopedagogo:

-Apresentar dificuldades na compreensão e organização dos conteúdos escolares

-Síndrome Hipercinética: início precoce de um combinado entre hiperatividade, desatenção, conduta invasiva e falta de envolvimento nas tarefas.

-Problemas comportamentais em sala de aula como agressividade excessiva e isolamento.

-TDAH : déficit de atenção e hiperatividade.

-Dislexia.

-Desatenção.

-Perda de foco e outros.

O trabalho do psicopedagogo clínico pode ser dividido em 2 momentos:

-Avaliação Psicopedagógica: Finalidade: Diagnóstico e Indicações de Intervenções. Conheça mais sobre esse serviço. clique aqui

-Atendimento Psicopedagógico.

ATENDIMENTO CLÍNICO PSICOPEDAGÓGICO

O profissional tendo uma maior compreensão do “modelo de aprendizagem” da criança ou do adolescente, conhecendo os sintomas relacionados aos sentimentos e pensamentos do “não aprender”, suas causas e em posse de uma visão global desse paciente em seu contexto familiar, na escola e no meio social em que vive, poderá intervir para uma progressiva melhora deste quadro. O psicopedagogo irá descobrindo os estilos de aprendizagem desse paciente como: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender.

O objetivo desse trabalho está em promover e estimular os processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que possam estar travando a aprendizagem do menor. O psicopedagogo tem a função de auxiliar o paciente que não aprende a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso. Nas sessões, o profissional propicia estratégias e ferramentas que possibilitem facilitar a aprendizagem, a melhora dos sintomas e também previne o paciente de sofrer outras dificuldades pessoais decorrentes de tais transtornos de aprendizagem.

O atendimento psicopedagógico contribui para a construção da autonomia e independência, promovendo formas mais saudáveis na relação deste indivíduo com sua forma de aprender e adquirir conhecimento, ajudando-o a desenvolver habilidades para isso.

E com intervenções adequadas esse indivíduo poderá ter sucesso na vida escolar e social, progredir em carreiras bem-sucedidas, em cargos de destaques, ao longo da vida.

Os atendimentos acontecem semanalmente e são utilizados diversos instrumentos como: dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos entre outras técnicas. A orientação aos pais é fundamental durante todo o processo, assim como o contato eventual com a escola.

Saiba mais sobre as funções de uma psicopedagoga lendo o artigo no link: Clique Aqui

Abaixo seguem algumas informações dos profissionais capacitados para execução desse trabalho aqui na Clínica Equilybra

ANA LÚCIA MOREIRA COUTO – CRP:06/28436-8
PSICÓLOGA E PSICOPEDAGOGA

– Psicóloga formada em 1986 pela Universidade Metodista Ensino Superior
– Pós-Graduação em Psicopedagogia 2008 pela Faculdade São Luis de Jaboticabal
– Atendimento a crianças de qualquer idade, adolescentes, adultos e idosos

– Psicopedagoga: Avaliações/Laudos Psicopedagogicos e Atendimento Clínico
– Psicóloga Clínica na AbordagemCognitivo Comportamental – TCC


CAMILA GENEROSO RIBEIRO-CRP 06/82.630
   PSICOLOGA E PSICOPEDAGOGA

– Psicóloga formada em 2005 pela Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos
– Pós Graduanda “Latu Senso” em Psicopedagogia Universidade Estacio de Sá ( concluindo em outubro de 2016)
– Tema TCC: O não aprender como sintoma e a depressão infantil
– Aprimoramento em Atendimento Psicoterápico em Psicossomática de Bebês e Crianças PUC 2007
– Projetos de pesquisa realizados com temas: Depressão Infantil e Dificuldade de Aprendizagem; A Família e a Criança Antissocial; Controle Esfincteriano e Sexualidade Infantil.
– Realiza Avaliação Psicopedagógica e atendimento psicopedagógico clínico .


ADRIANA SOARES DA S. DE MORAES- CRP: 06/69625
PSICÓLOGA CLÍNICA/EDUCACIONAL E ASSISTENTE TECNICA PERITA

– Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002)
– Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública (FSP/USP).
– Especialista em Psicologia Escolar/Educacional (Conselho Federal de Psicologia).
– Curso de Perícia Judicial pela CONPEJ – Conselho Nacional dos Peritos Judiciais do Brasil / Registro: 02.00.1770
– Experiência no atendimento a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem (atendimento psicopedagógico /orientação educacional).
– Avaliação/ Laudos Admissionais/ Cirurgias/Psicodiagnosticos
– Orientação Vocacional / Profissional. Reorientação de Carreira.

– Avaliações/Laudos Admissionais/Cirurgias/Psicodiagnósticos
– Avaliação Psicopedagógica
– Psicóloga Assistente Técnica Perita Criminal/Trabalhista/Familiar/Criminal
– Orientação Vocacional e Reorientação Profissional e de Carreira
– Psicóloga Clínica na AbordagemCognitivo Comportamental – TCC


Rua do Grito 133, Ipiranga – Próx. ao metro Sacomã

contato@equilybra.com.brequilybrapsicologia@hotmail.com

CRP: 4997-J

icone-face icone-instagram icone-youtube