ABA

Rua do Grito 133, Ipiranga – Próx. ao metro Sacomã


ABA:COMO PODE BENEFICIAR SEU FILHO?

Conhecida popularmente como ¨Terapia ABA¨ ou ¨Método ABA¨, esse trabalho vem sendo amplamente utilizado principalmente em casos de pacientes TEA: Transtorno do Espectro do Autismo ( inclui os antigos diagnósticos de: Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno Global do Desenvolvimento nos novos parâmetros do DSM-5)

Também é utilizado em casos como: Crianças com Deficiência Intelectual, Sindrome de Rett, Sindrome de Tourette.

 Há um aumento significativo de recomendações de profissionais, como pediatras, neuropediatra, neurologistas, psiquiatras entre outros, visto que o quanto antes for iniciada a intervenção pela ciência ABA, mais rapidamente haverá uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente.

Pacientes a partir de 01(um) ano já podem se beneficiar com esse tratamento visto que um dos objetivos do ABA não é somente tratar o paciente, mas conscientizar, orientar e treinar os familiares do paciente e os profissionais envolvidos.

 ENTENDENDO O ABA:

  A análise do comportamento aplicada, muito conhecida como ABA (Applied Behavior Analysis), ao contrário do que é equivocadamente chamado pela maioria das pessoas como Método ABA ou Terapia ABA, não é um método ou um pacote fechado de intervenções, mais do que isso, é uma ciência, visto que foram desenvolvidas pesquisas há mais de 50 anos, e aplicações a partir dos princípios básicos da ciência da Análise do Comportamento.
Sabemos que diversos motivos influenciam o comportamento humano, assim como a repetição de alguns comportamentos e suas consequências.

Na ciência ABA Investigamos o que causou no indivíduo certo tipo de comportamento indesejável e o porquê dele reproduzir esse mesmo comportamento em outras situações.

Portanto, a terapia ABA é personalizada para cada paciente, de acordo com programas específicos que irão motivar ou não comportamentos.

 Primeiramente é realizada uma avaliação comportamental através de entrevistas com os pais e algumas sessões com o paciente, identificando as habilidades que o paciente já possui e quais precisam ser adquiridas.

A partir dessa avaliação, o profissional prepara um programa de intervenções, treinamentos e atividades personalizado para esse paciente, trabalhando assim áreas como: interação social, atividades diárias, pedagógicas, entre outros. O intuito é desenvolver habilidades necessárias no paciente para que o mesmo possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível.

Importante ressaltar que se trata de um trabalho multidisciplinar. O tratamento não se resume a psicoterapia tradicionalmente praticada. As intervenções que ocorrem dentro das sessões de psicoterapia, devem ser estendidas através da orientação do psicólogo aos pais, a escola, em todos os lugares, e em todos os momentos possíveis, ou seja, deve ser praticada e generalizada em situações naturais do indivíduo, a fim de que esse execute determinada ação, tanto no ambiente do consultório, como em casa, na rua, escola e etc.

Os resultados desse programa são mensurados pelo psicólogo para que de tempos em tempos o profissional possa elaborar novo programa.

OS OBJETIVOS PRINCIPAIS DO ABA:

– Contribuir com a qualidade de vida do paciente e seu desenvolvimento bio-psico-social.

 – Trabalhar os déficits, identificando os comportamentos que a criança tem dificuldades ou até os que não possui e que prejudicam sua vida e sua aprendizagem

– Diminuir a frequência e intensidade de comportamentos indesejáveis ou desafiadores como: irritação, agressividade, birras, estereotipias e outros que dificultam o convívio social e aprendizagem deste indivíduo.

– Favorecer comportamentos socialmente desejáveis.

– Promover as habilidades sociais, comunicativas, adaptativas, cognitivas, acadêmicas, habilidades de autocuidado entre outras, que tenham relevância a esse indivíduo.

 TERAPIA ABA REALIZADA NA CLÍNICA EQUILYBRA

– Realiza-se 4 sessões semanais acontecendo 2 vezes por semana, ou seja, serão 2 agendamentos por semana com sessão dupla em cada agendamento. Cada sessão tem em média de 30 a 40 minutos, totalizando o tempo de trabalho efetuado de 60 a 90 minutos por agendamento.

 Objetivos dessas sessões: avaliação do paciente, intervenções e treinamentos junto ao paciente e aos pais.

 Comunicação constante com todos os profissionais envolvidos na saúde e bem-estar do paciente através de relatórios e e-mails.

 Desta forma, o atendimento ABA torna-se viável tanto para o convênio poder oferecer esse serviço aos seus beneficiários como também aqueles pacientes particulares terem condições de arcarem com o tratamento.

 Nossa experiência em executar a ciência A.B.A. da forma acima exposta, mostra resultados satisfatórios na evolução dos pacientes.


Rua do Grito 133, Ipiranga – Próx. ao metro Sacomã

contato@equilybra.com.brequilybrapsicologia@hotmail.com

CRP: 4997-J

icone-face icone-instagram icone-youtube