AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA


Finalidade: Diagnostico e Intervenção.

Psicopedagogia é a área que investiga e trata as dificuldades de aprendizagem, os fatores que conduziram ao mau desempenho no processo do aprender e possíveis prejuízos no desempenho escolar.

Desmistificando a crença de que a psicopedagogia é a fusão da pedagogia com a psicologia, ou vice-versa. O psicopedagogo vai além dos conhecimentos específicos de ambas as áreas. O profissional busca detectar e entender como se dá o processo de construção do conhecimento daquele individuo, considerando sempre a singularidade dessa criança ou adolescente.

Na avaliação psicopedagógica os encontros incluem: entrevistas com os pais ou responsáveis pelo menor, análise do material escolar e apontamentos dos professores, aplicação de diferentes técnicas, ferramentas e testes que envolvem a investigação dos processos de aprendizagem da leitura e escrita, raciocínio lógico matemático, interpretação, compreensão, avaliação cognitiva, avaliação do desenvolvimento, áreas de competência e dificuldades apresentadas. A avaliação finaliza em uma devolutiva aos pais com relatório/diagnóstico escrito contendo as orientações necessárias para tratamentos e intervenções quando necessários.

Diversas causas podem estar contribuindo nos entraves da aprendizagem como: fatores cognitivos, genéticos, emocionais, sociais e pedagógicos.

Alguns motivos da busca por um psicopedagogo:

-Apresentar dificuldades na compreensão e organização dos conteúdos escolares

-Síndrome Hipercinética: início precoce de um combinado entre hiperatividade, desatenção, conduta invasiva e falta de envolvimento nas tarefas.

-Problemas comportamentais em sala de aula como agressividade excessiva e isolamento.

-TDAH : déficit de atenção e hiperatividade.

-Dislexia.

-Desatenção.

-Perda de foco e outros.

Duração do trabalho: 5 encontros

Essa etapa poderá ser desnecessária nos casos onde a escola encaminha o menor para o atendimento psicopedagógico já com as reais dificuldades e causas observadas no ambiente escolar.

Abaixo seguem algumas informações dos profissionais capacitados para execução desse trabalho aqui na Clínica Equilybra

ANA LÚCIA MOREIRA COUTO – CRP:06/28436-8
   PSICÓLOGA E PSICOPEDAGOGA

– Psicóloga formada em 1986 pela Universidade Metodista Ensino Superior
– Pós-Graduação em Psicopedagogia 2008 pela Faculdade São Luis de Jaboticabal
– Atendimento a crianças de qualquer idade, adolescentes, adultos e idosos

CAMILA GENEROSO RIBEIRO-CRP 06/82.630
   PSICOLOGA E PSICOPEDAGOGA

– Psicóloga formada em 2005 pela Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos
– Pós Graduanda “Latu Senso” em Psicopedagogia Universidade Estacio de Sá ( concluindo em outubro de 2016)
– Tema TCC: O não aprender como sintoma e a depressão infantil
– Aprimoramento em Atendimento Psicoterápico em Psicossomática de Bebês e Crianças PUC 2007
– Projetos de pesquisa realizados com temas: Depressão Infantil e Dificuldade de Aprendizagem; A Família e a Criança Antissocial; Controle Esfincteriano e Sexualidade Infantil.

ADRIANA SOARES DA S. DE MORAES- CRP: 06/69625
   PSICÓLOGA CLÍNICA/EDUCACIONAL E ASSISTENTE TECNICA PERITA

– Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002)
– Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública (FSP/USP).
– Especialista em Psicologia Escolar/Educacional (Conselho Federal de Psicologia)
– Cursos na área de Terapia Cognitivo-Comportamental.
– Experiência no atendimento a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem (atendimento psicopedagógico /orientação educacional).
– Psicodiagnósticos
– Orientação Vocacional / Profissional. Reorientação de Carreira.

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Rua do Grito 133, Ipiranga – Próx. ao metro Sacomã

contato@equilybra.com.brequilybrapsicologia@hotmail.com

CRP: 4997-J

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