AVALIAÇÃO/LAUDO PSICOLÓGICO CIRURGIAS

Rua do Grito 133, Ipiranga – Próx. ao metro Sacomã


Cirurgias definitivas ocasionam muitas mudanças no paciente em todos os setores de sua vida como o social, mudanças de hábitos, mudanças físicas, emocionais entre outros.

Portanto é importante olhar para esse indivíduo como um ser total e averiguar se ele está realmente preparado tanto para uma intervenção invasiva como também para essa sua nova fase de vida.Sendo assim o Conselho de Medicina estabeleceu uma resolução onde o médico precisa ter uma avaliação multidisciplinar sobre as condições físicas/psíquicas/emocionais do paciente antes de operá-lo.

A avaliação psicológica é parte fundamental nesse processo e seu laudo irá atestar se o indivíduo está psicologicamente e emocionalmente preparado para realizar a cirurgia e todas as mudanças decorrentes dela.

Na Clínica Equilybra, realizamos avaliações com emissão de laudo para cirurgias como: bariátrica, vasectomia, laqueadura, mudança de sexo, estética entre outras.
 


AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CIRURGIA BARIÁTRICA / LAUDO PSICOLÓGICO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA

Perder peso não é só uma questão física relacionada a maus hábitos e disposição genética. Quando o paciente ou o médico chega a decisão de fazer uma redução de estômago, na maioria das vezes esse paciente já tentou todas as formas tradicionais para perder peso e não obteve sucesso. Existem outros fatores onde o médico opta pela cirurgia bariátrica : doenças pré existentes ou genéticas como diabetes, hipertensão, problemas de circulação entre outros.

Seja qual for o motivo de optar pela cirurgia, com certeza sempre estão presentes fatores emocionais ligados a causa ou as conseqüências da obesidade como : ansiedade,compulsão,baixa autoestima.

Num primeiro momento, a avaliação psicológica pode parecer cara e desnecessária, e muitas vezes o paciente tem resistência em fazê-la por achar que o psicólogo irá tentar persuadi-lo a mudar de ideia, ou por preguiça em saber que levarão alguns encontros para que o laudo psicológico fique pronto.

Esses questionamentos são superados quando o paciente compreende a importância dessa avaliação.

Importante saber que muitas vezes acontecem imprevistos ou algo sai do controle.As consequências que podem ocorrer quando o paciente não está nem emocionalmente nem psiquicamente preparado podem ser várias,dentre elas: recuperar o peso,substituir a compulsão alimentar por outra compulsão, agressividade,depressão,isolamento familiar e social.

A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica irá averiguar todos os aspectos que estão presentes na vida desse paciente e que interferiram em seu emagrecimento ou na ocorrência de outras comorbidades e também o quanto esta pessoa está preparada tanto para a cirurgia, a recuperação pós cirúrgica e para as mudanças posteriores.

Essa avaliação precisa ser feita por psicólogo qualificado e especializado em avaliações e distúrbios alimentares. Nas sessões investigamos questões como: histórico familiar, quando iniciou a obesidade, hábitos alimentares, vida afetiva e social, pensamentos e sentimentos em relação ao ato de comer. Preparar o paciente para enfrentar essa intervenção invasiva, o pós cirúrgico difícil e doloroso. Desmistificar a crença de uma vida como a de qualquer pessoa e um corpo magro no dia seguinte da cirurgia bariátrica, pois isso e irreal. Haverá mudanças na rotina que o psicólogo especializado poderá orientar e preparar esta pessoa.

O paciente vai operar o estômago e não a cabeça, por isso todos os aspectos devem ser considerados, não apenas o sucesso clínico da redução de peso. E são estes os aspectos que vêm à tona em uma boa avaliação psicológica: verificar se a pessoa está realmente preparada para vivenciar estas mudanças.

Finaliza-se o trabalho com a emissão de um laudo atestando se o indivíduo está saudável psiquicamente, para enfrentar as mudanças que vai vivenciar como resultado de sua escolha.
Tão importante quanto a avaliação psicológica para a cirurgia bariátrica seria o acompanhamento psicológico pós cirurgia, para ajudar o paciente nos desafios dessa nova fase de vida.

Duração do trabalho: 4 encontros que poderão ser agendados de acordo com a urgência do paciente.


AVALIAÇÃO E LAUDOS PARA OUTRAS CIRURGIAS

Em casos de cirurgias como vasectomia, laqueadura, estéticas entre outras, a avaliação psicológica desempenha um papel fundamental para estabelecer se o paciente está preparado psicologicamente tanto para o procedimento cirúrgico como para as mudanças que irão ocorrer posteriormente.

Duração do trabalho: 2 encontros


equilybra_psicologia_laudo_cirurgia_bariatrica equilybra_psicologia_laudo_cirurgia_bariatrica2


Rua do Grito 133, Ipiranga – Próx. ao metro Sacomã

contato@equilybra.com.brequilybrapsicologia@hotmail.com

CRP: 4997-J

icone-face icone-instagram icone-youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *